São Paulo, terça-feira, 15 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Americano trabalhou com físico brasileiro

DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos trabalhos importantes de John Wheeler foi publicado em parceria com um físico brasileiro, Jayme Tiomno, 87, do CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas). Em 1948, Tiomno fora a Princeton para estudar aspectos do chamado "decaimento beta", o fenômeno que está por trás da radioatividade de alguns elementos químicos.
Na época, sabia-se que esse evento era causado por um tipo de força especial, descoberta pelo físico italiano Enrico Fermi. Tiomno e Wheeler propuseram que, na verdade, esse não seria um fenômeno restrito, mas sim o resultado de uma força presente em todo o Universo.
Hoje, o que explica o decaimento beta é a chamada "força nuclear fraca", uma das quatro interações fundamentais da natureza -ao lado da gravidade, do eletromagnetismo e da força "forte". Ela atua sempre que uma partícula "decai" (some e dá origem a outras duas ou mais).
"O modo de pensar do Wheeler era muito sui generis", disse Tiomno à Folha ontem, chateado com a notícia de sua morte. "Uma característica dele é que ele nunca concluía um pensamento teórico sem fazer um "modelito". Ele imaginava um esquema envolvendo várias partículas e várias interações entre elas que permitisse, pelo raciocínio, chegar à conclusão sobre o que se passava e quais fenômenos naturais estavam ali."

Texto Anterior: Morre Wheeler, 96, último herói da física