São Paulo, sexta-feira, 15 de maio de 2009

Texto Anterior | Índice

ANTROPOLOGIA

Processo "não tem mérito", diz Diamond

DA REDAÇÃO

O biólogo e divulgador de ciência americano Jared Diamond disse que o processo de US$ 10 milhões por difamação movido contra ele por dois papuanos no fim de abril "não tem mérito algum".
Diamond, autor do best-seller "Armas, Germes e Aço", é acusado de ter inventado uma história sobre guerras tribais em Papua-Nova Guiné a partir de relatos esparsos do motorista Daniel Wemp.
Seu relato, publicado em abril de 2008 na revista "The New Yorker", atribui a Wemp a organização de uma "vendetta" entre clãs na qual 30 pessoas teriam morrido e mulheres teriam sido estupradas.
Uma investigação de um ano conduzida pela crítica de mídia americana Rhonda Roland Shearer contatou Wemp, que negou a autoria dos crimes.
Em sua primeira entrevista sobre o caso, dada à revista "Science" e publicada hoje, Diamond diz que baseou seu relato inteiro em anotações detalhadas de conversas mantidas com Wemp.
David Remnick, diretor da "New Yorker", disse à "Science" que Diamond e a revista estão sendo vítimas de "acusações injustas e mistificadoras".


Texto Anterior: UFRJ explica "telepatia" entre partículas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.