São Paulo, quarta-feira, 15 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DE VOLTA À "TERRA"

Experimento para simular ida a Marte termina em Moscou

Mikhail Metzel/Associated Press
Oleg Artemyev deixa a cápsula do Mars 500 após 105 dias

DA REUTERS

Terminou ontem em Moscou o experimento que deixou seis pessoas isoladas da sociedade durante 105 dias num alojamento que simulava os aposentos de uma nave espacial. Quatro russos, um francês e um alemão deixaram o abrigo do projeto Mars 500, criado para estudar aspectos físicos e psicológicos do confinamento de longo prazo necessário numa eventual viagem a Marte.
Cientistas do projeto monitoraram os sinais vitais e o comportamento dos voluntários durante toda a duração do experimento. Ao deixar o alojamento, todos sorriam e pareciam estar bem.
"O nível de compreensão e a motivação da "tripulação" foram perfeitos, do meu ponto de vista como "comandante'", afirmou o cosmonauta Sergei Ryazansky, um dos integrantes do grupo.
O Mars 500 deverá ter mais uma edição no ano que vem, com duração maior. Em 520 dias, a segunda rodada vai simular a duração real de uma eventual ida a Marte. O experimento é patrocinado pela ESA (Agência Espacial Europeia) e pela Roskosmos (a agência russa).


Texto Anterior: Senha complicada falha em impedir roubo na internet
Próximo Texto: Biologia: Gato usa miado especial para manipular dono
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.