São Paulo, quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

CLIMA

Estudo verificará papel da areia do Saara

DE SÃO PAULO - Os cientistas não sabem bem quais os efeitos da areia e da poeira do deserto do Saara na temperatura atmosférica. Um projeto de três anos da Universidade do Alabama, EUA, está agora começando a abordar o assunto.
O impacto do deserto não é de desprezar: o Saara é responsável por metade da poeira que circula na atmosfera da Terra. Ela vai parar em lugares muito distantes, colaborando até para a fertilização da floresta amazônica.
Os pesquisadores sabem que as partículas dispersas pelo ar podem tanto absorver a radiação solar, gerando calor, quanto refletir a radiação de volta para o espaço, resfriando o planeta. O que não sabem é o tamanho de cada fenômeno.
Esse é principal objetivo da pesquisa, disse Sunder Christopher, líder do trabalho, ao site da revista científica britânica "New Scientist".
Para ele, ainda há poucos dados sobre o assunto, e esse é o ponto fraco das teorias atuais sobre o papel dessa poeira do Saara.

Texto Anterior: Remédio contra reumatismo diminui resistência à insulina