São Paulo, sexta-feira, 15 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TECNOLOGIA

Nanocabo pode revolucionar a microeletrônica
Se algum vírus se cansar da vida e decidir construir uma casa de campo para passar seus últimos dias, já tem quem chamar para projetar e instalar a fiação elétrica. Um grupo da Universidade da Califórnia (EUA) desenvolveu um método para fazer cabos na escala dos milionésimos de milímetro que, ainda assim, permanecem capazes de conduzir corrente elétrica.
Os nanoeletricistas pretendem agora pegar os fios e usá-los como base para construir sistemas eletrônicos. "Há várias aplicações de longo prazo intrigantes, como a sua utilização em sensores químicos ou na preparação de aparelhos nanoscópicos, como transistores", afirma Reginald Penner, um dos pesquisadores.
A construção de nanotransistores é um dos maiores objetivos dos cientistas. Eles poderiam permitir a criação de nanocomputadores.
A maior novidade dos fios é o desprezo pelo "tijolo" mais comum no ramo de nanoconstrução: o carbono. Em vez dele, os pesquisadores usaram um metal de nome pouco conhecido -o molibdênio.
O estudo ocupa a capa da edição de hoje da revista científica norte-americana "Science". (SALVADOR NOGUEIRA, FREE-LANCE PARA A FOLHA)