São Paulo, quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sonda espacial da Nasa passa "perto" de cometa mais uma vez

Objetivo do encontro é estudar poeira da cauda do corpo celeste

DE SÃO PAULO

Foi namoro, anunciou a Nasa, agência espacial americana, sobre o "encontro" recente da sua sonda espacial Stardust com o cometa Tempel 1.
O motivo da brincadeira se deve à data: a aproximação aconteceu nesta segunda-feira, 14, quando é comemorado internacionalmente o Dia dos Namorados.
Cometa e nave espacial estiveram a cerca de 200 km de distância um do outro, o que foi suficiente para que a Nasa conseguisse imagens em alta resolução do Tempel 1, um dos cometas associados ao planeta gigante Júpiter.
A "paquera" aconteceu a mais de 300 milhões de quilômetros daqui -dobro da distância Terra-Sol.
Trata-se de uma relação "interesseira": a sonda da Nasa tem o objetivo de obter informações sobre as características do cometa, como a distribuição e o fluxo de poeira da sua cauda.
A missão foi batizada pela agência espacial de "Nova Exploração do Tempel".
Em nota, a Nasa disse que os dados desse novo empreendimento vão fornecer informações importantes sobre como se formam e evoluem os cometas.
A Stardust foi lançada pela Nasa em 1999, inicialmente para coletar amostras da cauda do cometa Wild 2 e de poeira interestelar.
Agora, a sonda continuará o trabalho de pesquisa sobre o cometa Tempel 1, que começou em julho de 2005.
Na época, outra nave espacial, a Deep Impact, lançou um projétil na superfície dele para estudar sua composição por meio do material desprendido na colisão.


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Conta cara
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.