São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Montserrat Díez/Efe
Fotos tiradas em Palma de Mallorca, na Espanha, revelam progressão do eclipse lunar, o primeiro deste ano e o mais longo nos últimos onze anos

LUA DE SANGUE NOS CÉUS

DE SÃO PAULO - Astrônomos amadores e simples curiosos pararam, ao redor do mundo e no Brasil, para ver o primeiro eclipse total da Lua de 2011.
No Sudeste do país, a Lua já nasceu totalmente eclipsada, por volta das 17h30, o que deu aos espectadores do fenômeno cerca de meia hora para observar seu clímax antes de ele começar a declinar.
O eclipse é resultado de um alinhamento entre Sol, Terra e Lua no qual nosso planeta se interpõe entre a estrela e o satélite natural. A Terra projeta, então, sua sombra sobre a Lua, eclipsando-a. Outros acasos das órbitas dos corpos celestes são necessários para que o fenômeno ocorra.
A cor avermelhada que a Lua assume no evento vem da luz refratada pela atmosfera terrestre e "rebatida" para o satélite. Ela cai na faixa do espectro luminoso correspondente às cores vermelho e laranja.
Veja galeria de fotos do fenômeno (incluindo imagens enviadas por leitores da Folha) no endereço eletrônico www.folha.com/ci930421.


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Guru de Chico Mendes critica lei florestal
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.