São Paulo, terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trauma por estresse requer foco ambiental

DO ENVIADO A CHICAGO

Cientistas americanos que pesquisam o estresse pós-traumático querem tirar o foco dos estudos sobre esse distúrbio do campo da genética. Em simpósio que discutiu a doença domingo no encontro da AAAS, pesquisadores reforçaram a necessidade de considerar que o ambiente social pode ser determinante para o problema.
O estresse pós-traumático -caracterizado por episódios de pânico e lembranças vívidas de traumas- é comum em pessoas que lutaram em guerras ou testemunharam a morte de pessoas próximas, mas não afeta todos.
"Não podemos dizer ainda o que vem primeiro, se a questão genética ou a ambiental, mas os dois jogam um papel importante", disse à Folha a psicóloga Karestan Koenen, da Escola de Saúde Pública de Harvard. "Das pessoas que desenvolveram o problema, muitos tiveram uma infância conturbada", afirma. (EG)


Texto Anterior: Mulher de biquíni é objeto para o cérebro masculino
Próximo Texto: ESA cria programa para evitar colisões espaciais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.