São Paulo, segunda-feira, 17 de maio de 2010

Texto Anterior | Índice

Empresa usa tubo para sugar o vazamento de petróleo nos EUA

Estratégia é nova tentativa de deter o desastre ecológico no golfo do México

DA REDAÇÃO

Funcionários da empresa petroleira BP inseriram com sucesso ontem um tubo no poço de petróleo destroçado da companhia no golfo do México (costa sul dos EUA). A ideia é usar o aparelho para sugar o vazamento de óleo na área.
No começo da operação, os trabalhadores da BP já tinham conseguido aspirar parte do petróleo, que está contaminando as águas do golfo, para um navio petroleiro da empresa, informa o "Wall Street Journal".
A equipe também usou um sistema a bordo do barco para queimar o gás natural que está vazando da abertura no solo marinho. Em geral, jazidas de petróleo e gás ocorrem juntas.
O governo americano também renovou a permissão da BP para usar substâncias químicas dispersantes, as quais ajudam a dissolver a mancha de óleo. Ambientalistas criticaram a estratégia, já que os produtos também poderiam fazer mal à vida marinha da região.
A Casa Branca está pressionando a BP para que assuma responsabilidade financeira pelos danos ligados ao derrame de petróleo. O presidente Obama criticou a falta de apoio da empresa nesse sentido.


Texto Anterior: Sistema de laser vai fazer mapeamento "fino" da Amazônia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.