São Paulo, terça-feira, 17 de maio de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Bagunça provoca preconceito com minoria

Lixo no chão pode reforçar estereótipos

RICARDO BONALUME NETO
DE SÃO PAULO

Bagunça gera preconceito. Pesquisadores holandeses mostraram como um ambiente sujo e caótico promoveu estereótipos e discriminação contra minorias nas pessoas que passaram por ele.
"Estereótipos que estão por trás da discriminação se tornam ativados por, digamos, um saco de lixo, ou o próprio lixo no chão", disse Siegwart Lindenberg, da Universidade de Groningen.
Em uma greve de lixeiros em uma estação de trem na Holanda, Lindenberg e um colega entrevistaram 40 passageiros, metade de cada sexo e todos brancos.
Eles tinham de julgar se certas características se aplicam a três grupos: muçulmanos, homossexuais e holandeses. Havia traços positivos, como "leais" e "tolerantes", e negativos, como "agressivos". "Quando a estação de trem não tinha sido limpa, os participantes estereotipavam significativamente mais", concluiu o trabalho, publicado na "Science".


Texto Anterior: Foco: Endeavour decola pela última vez
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.