UOL


São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE

Amapá cria maior "corredor verde" do Brasil
O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), anunciou ontem a criação do maior corredor de preservação do Brasil no 5º Congresso Mundial de Parques, realizado em Durban, na África do Sul.
O Corredor da Biodiversidade do Amapá terá mais de 10 milhões de hectares (cerca de 70% da área do Estado) e será mais extenso que Portugal (veja o mapa abaixo). Seu gerenciamento ficará a cargo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, do Iepa (Instituto Estadual de Pesquisas Ambientais) da Universidade Federal do Amapá e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Segundo Alberto Góes, chefe do Gabinete Civil do Estado, o governo amapaense prevê um investimento da ordem de US$ 15 milhões nos próximos quatro anos para suporte e gestão das áreas protegidas, além de estudos de biodiversidade. A ONG Conservation International anunciou que contribuirá com US$ 1,6 milhão para a iniciativa.
O Estado do Amapá é considerado uma das melhores regiões amazônicas para desenvolver iniciativas de conservação, pois 96% da vegetação do Estado ainda está intacta.
O corredor foi traçado com base em parques e reservas que já existiam na região, conectados por novas áreas protegidas. Ele abrange quatro terras indígenas -Juminá, Galibi, Uaça e Waiapi- que congregam cerca de 4.500 índios. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Arqueologia: Hierarquia social gerou guerra, diz estudo
Próximo Texto: VLS-1: Aeronáutica rastreou hotéis antes de mortes
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.