São Paulo, quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Texto Anterior | Índice

Espécies exóticas emergem do mar filipino

France Presse/National Geographic/WHOI
Uma lula juvenil coletada no mar de Celebes

DA ASSOCIATED PRESS

Cientistas americanos e filipinos podem ter descoberto novas espécies marinhas na região mais biodiversa do planeta, o mar de Celebes.
Larry Madin, que liderou o Projeto de Especiação do Espaço Interior, que estudou aquela região marinha ao sul das Filipinas, disse que o grupo de pesquisadores esteve em uma das bacias oceânicas mais profundas do mundo, em busca de organismos que podem estar isolados ali por milhões de anos.
Maidin, do WHOI (Instituto Oceanográfico de Woods Hole), nos EUA, disse que o mar de Celebes está no meio de um "triângulo de corais" flanqueado pelas Filipinas, pela Malásia e pela Indonésia. Essa região é reconhecida pelos cientistas como possuidora do maior grau de diversidade biológica de peixes coralinos e outros grupos de animais.
A parte mais profunda do mar de Celebes está a 5.000 metros. O grupo conseguiu explorar uma profundidade de até 2.800 metros, usando uma câmera de controle remoto.
"Este é provavelmente o centro no qual várias espécies evoluíram e de onde elas se espalharam para outras partes do oceano, então de certa forma estamos indo direto à fonte", afirmou Maidin.
O grupo coletou cerca de cem espécimes diferentes, incluindo várias possíveis espécies novas. Uma delas é um pepino-do-mar quase transparente e capaz de nadar ao dobrar seu corpo alongado. Outra é uma água-viva preta, encontrada perto do fundo do mar. Mas a criatura mais notável encontrada foi um verme espinhento e alaranjado dotado de dez tentáculos. "Não sabemos o que é isso", declarou o cientista.

Texto Anterior: Brasileiro investiga isolamento da fauna antártica