São Paulo, segunda-feira, 18 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CÉREBRO

Empatia tem componente emocional, afirma britânico

DA REUTERS

Quando as pessoas dizem "eu sinto a sua dor", elas podem estar falando apenas no sentido figurado, mas alguns indivíduos realmente sentem algo que parece ser uma forma extrema de empatia, dizem cientistas britânicos.
Eles afirmam que ver alguém ser tocado ativa nessas pessoas a mesma parte do cérebro que um toque real, e essa conexão ajuda a explicar como nós entendemos o que outras pessoas sentem.
Os pesquisadores do University College de Londres estudaram dez pessoas com sinestesia-espelho de toque, que experimentam uma sensação táctil (às vezes na mesma parte do corpo) ao ver outras pessoas serem tocadas.
"O estudo sugere que há uma ligação entre alguns aspectos do sistema táctil e a empatia", disse Michael Banissy, co-autor do estudo, publicado ontem na revista "Nature Neuroscience". Segundo ele, além de um mecanismo racional, a empatia parece envolver também um componente emocional.
Os sinestésicos marcaram mais pontos que a média das pessoas num questionário que avaliava empatia.

Texto Anterior: Rios de Santos mantêm poluentes longe das praias