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AERONÁUTICA
Réplica construída para repetir o vôo centenário na Carolina do Norte atola na lama durante comemoração
Avião dos Wrights fracassa na decolagem
DA REDAÇÃO
Nas comemorações pelo centenário da aviação nos EUA, fracassaram as tentativas de repetir o
feito dos irmãos Orville e Wilbur
Wright, que há cem anos decolavam com o primeiro veículo motorizado mais pesado que o ar, o
Flyer, em 17 de dezembro de 1903.
O evento ocorreu na mesma
praia da Carolina do Norte em
que a dupla originalmente realizara o feito, mas os ventos foram
insuficientes para auxiliar a aeronave durante a decolagem. A réplica é considerada a mais precisa
já produzida do Flyer de 1903.
A primeira tentativa estava
marcada para as 10h35 (hora local), mesmo horário em que Orville fez seu primeiro vôo bem-sucedido, percorrendo 36 metros
pelo ar em 12 segundos. Uma chuva anterior alagara o terreno, e a
falta de ventos levou a um adiamento. Duas horas depois, as correntes de ar se intensificaram,
motivando uma tentativa.
O Flyer correu pelo trilho de 40
metros, e seu piloto, Kevin Kochersberger (vestido como Orville), apontou a aeronave para cima. Ela ensaiou uma subida, mas
em seguida se voltou para o chão,
atolando a asa direita numa poça
de lama. O avião não sofreu grandes avarias, mas foi recolhido para uma inspeção. Uma segunda
tentativa chegou a ser ensaiada,
mas não ocorreu. A incapacidade
de decolar sem o auxílio do vento
é uma das críticas dos que repudiam a primazia dos Wrights, em
favor do vôo de Alberto Santos-Dumont com o 14-Bis, em 1906.
O presidente George W. Bush
compareceu às festividades, que
tiveram como mestre-de-cerimônias o ator John Travolta, mas não
ficou para ver o fracasso do Flyer.
Várias outras figuras importantes
da história aeroespacial estavam
lá, como Neil Armstrong e Edwin
Aldrin (primeiros homens na
Lua) e John Glenn (primeiro americano em órbita).
Apesar das suspeitas levantadas
semanas atrás pela imprensa
americana, Bush não usou a ocasião para fazer declarações sobre
o futuro do programa espacial.
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