UOL


São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Índice

AERONÁUTICA

Réplica construída para repetir o vôo centenário na Carolina do Norte atola na lama durante comemoração

Avião dos Wrights fracassa na decolagem

DA REDAÇÃO

Nas comemorações pelo centenário da aviação nos EUA, fracassaram as tentativas de repetir o feito dos irmãos Orville e Wilbur Wright, que há cem anos decolavam com o primeiro veículo motorizado mais pesado que o ar, o Flyer, em 17 de dezembro de 1903.
O evento ocorreu na mesma praia da Carolina do Norte em que a dupla originalmente realizara o feito, mas os ventos foram insuficientes para auxiliar a aeronave durante a decolagem. A réplica é considerada a mais precisa já produzida do Flyer de 1903.
A primeira tentativa estava marcada para as 10h35 (hora local), mesmo horário em que Orville fez seu primeiro vôo bem-sucedido, percorrendo 36 metros pelo ar em 12 segundos. Uma chuva anterior alagara o terreno, e a falta de ventos levou a um adiamento. Duas horas depois, as correntes de ar se intensificaram, motivando uma tentativa.
O Flyer correu pelo trilho de 40 metros, e seu piloto, Kevin Kochersberger (vestido como Orville), apontou a aeronave para cima. Ela ensaiou uma subida, mas em seguida se voltou para o chão, atolando a asa direita numa poça de lama. O avião não sofreu grandes avarias, mas foi recolhido para uma inspeção. Uma segunda tentativa chegou a ser ensaiada, mas não ocorreu. A incapacidade de decolar sem o auxílio do vento é uma das críticas dos que repudiam a primazia dos Wrights, em favor do vôo de Alberto Santos-Dumont com o 14-Bis, em 1906.
O presidente George W. Bush compareceu às festividades, que tiveram como mestre-de-cerimônias o ator John Travolta, mas não ficou para ver o fracasso do Flyer. Várias outras figuras importantes da história aeroespacial estavam lá, como Neil Armstrong e Edwin Aldrin (primeiros homens na Lua) e John Glenn (primeiro americano em órbita).
Apesar das suspeitas levantadas semanas atrás pela imprensa americana, Bush não usou a ocasião para fazer declarações sobre o futuro do programa espacial.


Texto Anterior: Evento: Jornal debate a nova lei de biossegurança
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.