UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEDICINA

Idéia é proteger contra o câncer de colo do útero

Teste final de vacina contra o HPV incluirá 2.500 mulheres no Brasil

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A última fase do teste de uma vacina contra o HPV (papilomavírus humano) começa no fim de março no Brasil. Um grupo de 2.500 mulheres entre 16 e 23 anos vai receber a vacina, desenvolvida para impedir a infecção por quatro formas diferentes do vírus.
Se a imunização for confirmada, a vacina pode impedir até 70% dos casos de câncer do colo do útero causados pelo vírus. A vacina é preparada só com as cápsulas de proteína do vírus (sem o seu material genético), o que afasta o risco de infecção por meio dela.
Os testes também serão feitos na Europa e em outros países da América Latina, e os hospitais e universidades envolvidos na pesquisa no Brasil estão recrutando voluntárias saudáveis, que receberão acompanhamento médico durante o teste. Em São Paulo, mais informações podem ser obtidas no Hospital do Câncer, pelo telefone 0/xx/11/3277-6291.
(REINALDO JOSÉ LOPES)


Texto Anterior: Detector de ondas gravitacionais pode revelar infância do Universo
Próximo Texto: Panorâmica - Columbia: Descaso com reparos em tanque teria criado risco
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.