São Paulo, segunda-feira, 19 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GENÉTICA

Pesquisa liga mutações no DNA ao autismo

DA REUTERS

Um estudo que identificou pequenas falhas no DNA de pessoas autistas sugerem que a base genética da doença está espalhada por pelo menos 100 genes diferentes, afirma um estudo publicado na última sexta-feira.
O trabalho é um entre muitos relatos sobre autismo nos últimos meses que mostram que esse problema psiquiátrico é muito mais disseminado e mais complexo do se imaginava.
"Essas descobertas certamente complicam a busca por genes que contribuem para o autismo. Essas mudanças são raras, dispersas ao longo do genoma, e elas nos contam que o autismo pode ser o caminho final trilhado por muitas anormalidades genéticas diferentes", diz o médico Thomas Insel, do Instituto Nacional para Saúde Mental, que participou do novo estudo.
O trabalho, publicado na revista "Science", porém, encontrou certa correlação estatística. Os pesquisadores acharam várias mutações espontâneas em 14 de 195 pessoas com autismo, enquanto só duas pessoas de 196 sem o problema apresentavam as mudanças. Dos 14 pacientes autistas, porém, só dois tinham parentes portadores do problema.

Texto Anterior: Elevação do nível do mar ameaça praias e mangues em Santos