São Paulo, sexta-feira, 20 de fevereiro de 2004

Próximo Texto | Índice

BIOTECNOLOGIA

Vitoriosa, "cópia" de segunda geração, passa bem e tem mesmo DNA de Vitória, clone pioneiro nascido em 2001

Embrapa obtém bezerra clonada de clone

Eraldo Peres/Associated Press
A bezerra Vitoriosa (dir.), ao lado do animal do qual herdou a composição genética, a vaca Vitória


DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Roberto Rodrigues (Agricultura) anunciou ontem o nascimento da bezerra Vitoriosa. O animal é um clone gerado a partir de um clone -a vaca Vitória, que havia sido clonada em 2001. Para Rodrigues, a cria coloca a genética do país em destaque no cenário mundial.
Clayton Campanhola, diretor-presidente da Embrapa, afirma que o método ajudará na multiplicação de animais de elevado valor genético ou na reprodução dos ameaçados de extinção. "Se há um animal de boa qualidade genética, a gente consegue manter isso em um filho [clonado] do animal, mesmo que esteja velho. É a reprodução da qualidade."
Segundo Campanhola, a técnica pode ser aplicada imediatamente na produção de carne e de leite. "A técnica existe, pode ser utilizada e já foi testada. Agora é uma questão de aplicar e de divulgar melhor esse conhecimento."
Vitoriosa é o resultado de um experimento realizado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Ela surgiu a partir de células isoladas de um pedaço de pele retirado da orelha da vaca Vitória, que foi o primeiro clone bovino da América Latina, nascida em 2001.
"O clone do clone coloca o Brasil na vanguarda científica desse assunto, como já está no seqüenciamento [soletração] de genoma", afirmou Rodrigues.
Nesse experimento, foram produzidos 35 embriões em seguida transferidos para 17 receptoras, as chamadas mães de aluguel.
Vitoriosa, que tem 15 dias, é a terceira tentativa do órgão de criar um clone a partir de outro. No ano passado, duas cópias de Vitória morreram, uma no oitavo mês de gestação e outra 36 horas depois do nascimento.


Próximo Texto: Grupo pede alterações na Lei de Biossegurança
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.