São Paulo, domingo, 20 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Animais levados a ilhas evoluem rápido

DE SÃO PAULO

Pesquisas dos últimos anos estão surpreendendo os cientistas ao mostrar que animais podem evoluir rápido quando ficam isolados.
Uma pesquisa de 2008 mostrava como lagartixas levadas a uma ilha da Croácia tinham desenvolvido, em poucas décadas, uma estrutura digestiva completamente nova, cabeças maiores e uma mordida mais forte.
As conclusões são do grupo de Duncan Irschick, da Universidade de Massachusetts. Os animais tinham sido levados para a pequena ilha de Pod Mrcaru em 1971. Eram cinco casais de lagartixas.
Os cientistas tiveram seus estudos interrompidos pela guerra de independência da Croácia. Ela aconteceu de 1991 e 1995, mas a ilha só foi aberta novamente em 2004. "Não sabíamos se encontraríamos as lagartixas lá", disse Irschick. Quando voltaram, havia mais de 5.000.
Com frequência, casos como o dos sapos brasileiros ou das lagartixas croatas causam cruzamentos entre irmãos ou parentes próximos.
Um indivíduo pode ser saudável tendo um gene defeituoso, se este tiver outra cópia diferente, saudável. Filhos de irmãos, porém, com frequência recebem o mesmo gene defeituoso tanto do pai quanto da mãe, pois estes tem bagagem genética parecida. Quando isso acontece, doenças se manifestam. (RM)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Marcelo Gleiser: Uma nova Revolução Industrial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.