São Paulo, sexta-feira, 20 de julho de 2007

Texto Anterior | Índice

Cientistas criam robô imbatível nas damas

Programa é novo marco da inteligência artificial

RAFAEL GARCIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Um grupo de cientistas de computação canadenses anunciou ontem ter atingido um marco histórico para a inteligência artificial. Em artigo na revista "Science", os pesquisadores descrevem como conseguiram criar um programa de computador comprovadamente imbatível no jogo de damas. O grupo liderado por Jonathan Schaeffer, da Universidade de Alberta, provou que damas é um "jogo de empate": se dois jogadores se enfrentam sem cometer erros, a partida sempre acaba sem vencedor.
Esse era o palpite da maioria dos bons jogadores, mas provar matematicamente a hipótese era um desafio que atormentava Schaeffer desde 1989. Com o trabalho, as damas passam a ser o jogo mais complexo já solucionado pela matemática. O xadrez, que tem uma complexidade muito maior, ainda não tem solução completa, apesar de alguns programas baterem campeões mundiais.
Além de derrotar humanos, o programa de Schaeffer nunca perde nem para si próprio: sempre acaba em empate. Em 1994 o pesquisador já havia desenvolvido um software que derrotou o então campeão mundial, Marion Tinsley, mas ele ainda não fornecia uma solução definitiva para o jogo.
"O que eu fiz então foi abrir mão de qualquer tipo de conhecimento que fosse imperfeito", disse o cientista à Folha. "O único conhecimento prévio que o computador usa são as regras do jogo, e só. Baseados nisso, conseguimos determinar que as damas são um jogo de empate. O programa jamais perderá um jogo."
Schaeffer demorou para achar a solução porque faltava poder computacional da década de 1990. Seu trabalho ficou suspenso até que processadores mais potentes estivessem disponíveis. Em média, ele usou 50 computadores por dia para rodar o problema, tendo mobilizado 200 em alguns dias.


Jogue damas contra o programa imbatível: www.cs.ualberta.ca/~chinook


Texto Anterior: Foguete brasileiro perde os seus experimentos no mar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.