São Paulo, sexta-feira, 20 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEDICINA

Causador da malária resiste a nova droga
A medicina está perdendo a corrida contra a malária, doença que afeta meio bilhão de pessoas todo ano. O parasita causador da doença adquiriu resistência a um novo remédio que mal começou a ser introduzido na África, o continente mais afetado.
Um novo estudo, publicado na edição de hoje da revista científica "Science", indica que essa nova resistência foi transmitida aos africanos a partir do Sudeste Asiático.
Cally Roper, da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, no Reino Unido, e mais quatro colegas mostraram que as transformações do material genético do parasita, um organismo unicelular conhecido como Plasmodium falciparum, tornando-o resistente à droga pirimetamina, indicam uma origem asiática da resistência encontrada no continente africano.
"Estes dados demonstram que a resistência a drogas antimalária é um problema internacional, que requer uma resposta internacional coordenada", afirmam os autores do estudo. (DA REPORTAGEM LOCAL)

ARQUEOLOGIA

Marroquinos desenterram vila de 15 mil anos
Os restos de uma cidade pré-histórica possivelmente datada em 15 mil anos e pertencente a uma antiga cultura berbere foram descobertos no Saara Ocidental por cientistas marroquinos, informou a imprensa oficial daquele país. A cidade, batizada de Arghilas, tem casas, templos, um cemitério e esculturas de animais.


Texto Anterior: Panorâmica - Polêmica: População protesta contra libertação de chimpanzés
Próximo Texto: Espaço: Robô acha rocha misteriosa em Marte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.