São Paulo, quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

DESCOBERTA

Arqueólogos encontram barco funerário viking no Reino Unido

DA FRANCE PRESSE - Arqueólogos britânicos descobriram os vestígios de um barco funerário viking no Reino Unido. O artefato, que data do século 10º, pode ser um dos mais importantes já achados na região. O barco usado como túmulo, com cinco metros de comprimento, continha os restos de um guerreiro de status elevado que foi enterrado com um machado, uma espada, uma lança, um escudo e um broche de alfinete na jazida de Ardnamurchan, de mais de mil anos. Também foram encontrados no túmulo uma faca, o que poderia ser a ponta de um chifre de bronze utilizado para beber, uma pedra para amolar norueguesa, cerâmica viking e diversas peças de ferro que não foram identificadas.
A codiretora do projeto, Hannah Cobb, professora de arqueologia da Universidade de Manchester, qualificou a descoberta de "apaixonante".
"Um barco funerário viking é uma descoberta incrível. Os artefatos e o estado de conservação fazem dele um dos túmulos nórdicos mais importantes já encontrados no Reino Unido", disse Cobb. Ela trabalhou por seis anos com arqueólogos escoceses na escavação. Os vikings, navegantes e guerreiros procedentes da Escandinávia que atacaram as costas da Europa entre o fim do século 8º e meados do 11, utilizavam os barcos como túmulos para enterrar "personalidades" da época.


Texto Anterior: Saiba mais: Pesquisador gosta de desafiar o senso comum
Próximo Texto: Turismo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.