São Paulo, sexta-feira, 21 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

ARQUEOLOGIA

Identificado corpo do filho de Filipe 2º

da "Reuters"

Um esqueleto anteriormente atribuído ao de Filipe 2º da Macedônia na verdade pertence ao seu filho, Filipe 3º Arrhidaeus. A conclusão é do antropólogo grego Antonis Bartsiokas, divulgada em um artigo da revista "Science".
Filipe 2º, pai de Alexandre, o Grande, governou a Macedônia entre 359 a.C. e 336 a.C. e nesse período conquistou e unificou as cidades-estado gregas.
O esqueleto em questão supostamente tinha marcas de uma flecha que cegou Filipe 2º, um evento historicamente conhecido. No entanto, os novos testes feitos por Bartsiokas mostraram que as supostas marcas, identificadas em 1977, na verdade são irregularidades normais do crânio.
Os testes mostraram que o corpo foi enterrado e posteriormente retirado e cremado. A evidência é consistente com os dados históricos do sepultamento de Filipe 3º -meio-irmão de Alexandre, o Grande-, constituindo a base da nova identificação.


Texto Anterior: Medicina: Efeito colateral adia aprovação de droga
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.