UOL


São Paulo, segunda-feira, 21 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médicos tentam esclarecer ação do micróbio

DA REDAÇÃO

Enquanto autoridades de saúde correm contra o tempo para conter a disseminação da pneumonia asiática, cientistas no laboratório tentam entender como funciona o coronavírus causador da pandemia, e como ele se adapta ao ambiente.
Até agora, várias perguntas essenciais ainda não têm resposta. De onde veio o vírus? Quanto tempo ele resiste fora do organismo? Ele pode sofrer mutações que o tornam mais virulento?
Depois que um único paciente em Hong Kong contaminou os 321 moradores do conjunto residencial Amoy Gardens, a OMS começou a pensar que o ambiente pode ser uma fonte importante de contaminação.
Os médicos também estão de olho nos chamados "superespalhadores", indivíduos capazes de infectar vários outros. Também em Hong Kong, um único paciente foi responsável pela contaminação de 138 pessoas. Esse tipo de paciente pode ter um papel importante -e até agora subestimado- na epidemia.


Texto Anterior: Pneumonia asiática: China demite ministro e prefeito de Pequim
Próximo Texto: Panorâmica - Espaço: Americano agradece russos por tocarem estação orbital
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.