São Paulo, segunda-feira, 21 de maio de 2007

Texto Anterior | Índice

Arqueólogos encontram tesouro em navio afundado no Atlântico

Historiadores acham que moedas vieram de embarcação inglesa do século 17

DA ASSOCIATED PRESS

Arqueólogos submarinos encontraram num navio afundado no Atlântico um tesouro de 17 toneladas, com meio milhão de moedas de prata e centenas de moedas de ouro. O espólio foi achado em águas internacionais e legalmente levado aos Estados Unidos, diz a empresa Odyssey Marine Exploration, que patrocinou a expedição responsável pela descoberta.
Os artefatos encontrados estão em local não-revelado, e a localização do naufrágio também permanece em segredo. A empresa se recusa a revelar até mesmo o nome e a nacionalidade do navio encontrado, mas mesmo com todo sigilo suas ações subiram 57% na tarde de sexta-feira. A estimativa preliminar é de que o tesouro todo valha US$ 500 milhões.
Pesquisadores que estão examinando as moedas dizem que as primeiras 6.000 unidades avaliadas estão em condições de preservação formidáveis. "As moedas de ouro são quase todas espécimes com um brilho impecável", disse Greg Stemm, um dos donos da Odyssey, em comunicado à imprensa.
Historiadores dizem que a embarcação achada pode ser o navio inglês HMS Sussex, que teria afundado perto de Gibraltar em 1694, quando seguia para o sul da França. Nesse caso, parte do tesouro deve ir para a Inglaterra. O governo da Espanha disse achar "suspeito" o fato de a Odyssey demorar para revelar o local. A empresa possui licença para explorar águas espanholas, mas mas não para extrair relíquias encontradas.


Texto Anterior: Astronomia: Cabeça de Órion tem berçário de estrelas, mostra telescópio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.