São Paulo, segunda-feira, 22 de março de 2004

Texto Anterior | Índice

VLS-1

Viegas recebeu reivindicações em São José dos Campos

Famílias querem obter nomes dos responsáveis e rever indenizações

DAS REGIONAIS, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

O nome dos responsáveis: foi esse o principal assunto abordado anteontem durante uma reunião entre os familiares das vítimas do acidente ocorrido com o VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites) e o ministro da Defesa, José Viegas, em São José dos Campos.
O ministro esteve na cidade para apresentar às famílias o relatório sobre o acidente. No incêndio de 22 de agosto de 2003, no Centro de Lançamento de Alcântara (MA), morreram 21 civis.
"Nós queremos que sejam divulgados os nomes dos responsáveis. Se houve uma falha, generalizada ou individual, alguém tem culpa", disse o presidente da Associação dos Familiares das Vítimas de Alcântara, José Oliveira.
O ministro respondeu que medidas judiciais e administrativas já estão sendo tomadas e que é obrigação do governo tomar medidas para que acidentes como esse não voltem a acontecer. "Mas é preciso lembrar que esse é um assunto delicado, que deve ser analisado com cautela, já que sabemos que não foi um erro de uma pessoa específica", disse Viegas.
Ele afirmou que haverá mudanças administrativas antes de a reconstrução do foguete ser iniciada. "O Comando da Aeronáutica tem prazo de 60 dias para apresentar planejamento para adoção das recomendações do relatório."
Segundo Oliveira, 15 famílias já decidiram que vão iniciar uma ação na Justiça pedindo o aumento das indenizações, pois, em caso de acidentes com responsabilidade civil, a indenização seria de um salário integral por mês até a idade de 70 anos. "O governo pagou o correspondente a um salário anual." (ELIANE MENDONÇA)


Texto Anterior: À toda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.