São Paulo, domingo, 22 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Empresas espaciais privadas são alternativa

DE SÃO PAULO

Enquanto a Nasa não tem previsão de abrir novas vagas para seleção de astronautas, as contratações das empresas privadas de exploração espacial seguem a pleno vapor.
Só a Virgin Galactic, do bilionário britânico Richard Branson, abriu três vagas em abril. A companhia pretende oferecer voos espaciais turísticos de curta duração, com preço de US$ 200 mil, possivelmente no fim de 2012.
Embora essa e outras empresas espaciais privadas ainda não tenham passado da fase de testes, elas já representam uma alternativa de mercado para os astronautas da Nasa.
A agência já declarou que pretende passar boa parte do transporte de carga e pessoal à iniciativa privada e tem investido milhões de dólares em financiamento para elas.
As mais importantes do ramo, que incluem a SpaceX, a XCore Aerospace e a própria Virgin, já contam com vários ex-astronautas. "A alternativa dessas empresas é real. Tenho vários amigos que saíram. ", disse Marcos Pontes. Para ele, o risco de um astronauta ficar desempregado é remoto. "É um profissional requisitado para o mercado. Eu mesmo já recebi muitas ofertas." (GM)



Texto Anterior: 'Desemprego' já é preocupação entre vários astronautas
Próximo Texto: Marcelo Gleiser: Sobre a vida após a morte
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.