São Paulo, quinta-feira, 22 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOCO

Aquecimento global ajuda população de marmotas

Ben Hulsey/Divulgação
A marmota-de-barriga-amarela, espécie que está ficando mais numerosa e mais gorda

MAURÍCIO KANNO
DE SÃO PAULO

As marmotas -mamíferos que, segundo crença do folclore americano, conseguem prever o tempo- estão sendo beneficiadas pelo aquecimento global, que as torna mais gordas e numerosas.
Mesmo sem confirmar a habilidade meteorológica desses animais, um novo estudo mostrou que o clima influencia bastante suas vidas. O trabalho, que sai hoje na revista "Nature", se baseou em 33 anos de monitoramento de uma população de marmotas-de-barriga-amarela no Colorado (EUA).
As marmotas levam vantagem com o aquecimento porque muitas regiões ficam cobertas de neve por menos tempo. Isso faz os animais despertarem antes e terem mais tempo no ano para comer e para se acasalar.
Marmotas adultas passaram de cerca de 3,1 kg para 3,4 kg em média, da primeira para a segunda metade da pesquisa. Como consequência disso a mortalidade desses animais acabou caindo.
Antes de 2001, a população de marmotas aumentava com acréscimo de um indivíduo a cada dois anos. Depois, a comunidade passou a ganhar 14 membros por ano.
A nova pesquisa permitirá estudar melhor como animais que ganham ou perdem com a mudança climática interagem. "Mostramos pela primeira vez como esse tipo de dinâmica dupla pode ser investigada", diz Arpat Ozgul, coautor do estudo.


Texto Anterior: Dado parcial aponta para redução no desmate
Próximo Texto: Grupo acha crocodilo de 90 milhões de anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.