São Paulo, quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Oficiais britânicos relataram um fenômeno parecido em 1882

EDITOR INTERINO DE CIÊNCIA

A travessia israelita "a pé enxuto" pelas águas, como diz a Bíblia, pode ou não ter acontecido, mas o fenômeno do vento empilhando as ondas para um lado já foi visto no delta do Nilo.
Eis o que diz o major-general Alexander Tulloch, do Exército britânico, num artigo no qual ele relata o que viu em 1882 no lago Manzala, norte do Egito:
"Certo dia, uma rajada de vento leste se tornou tão forte que tive de parar de trabalhar. Na manhã seguinte, descobri que o lago Manzala tinha desaparecido totalmente. O vento na água rasa havia levado o lago para além do horizonte, e os nativos estavam caminhando na lama, num local onde, no dia anterior, havia barcos de pesca flutuando n'água."
O próprio Tulloch diz ter pensado na conexão entre o que via e o Êxodo.
"Ao notar esses efeitos extraordinários, passou pela minha cabeça que eu testemunhara um evento similar ao que aconteceu entre 3.000 e 4.000 anos atrás, na época da travessia do chamado mar Vermelho pelos israelitas", escreve o oficial. (RJL)


Texto Anterior: Pesquisa explica "milagre" de Moisés
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.