São Paulo, sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Manaus e região sofrem com isolamento

KÁTIA BRASIL
DE MANAUS

Com o nível do rio Negro próximo de atingir uma vazante (descida das águas) histórica, Manaus e ao menos 25 comunidades ribeirinhas em seu entorno já sofrem isolamento fluvial.
Há ainda escassez de água potável -muitos poços artesianos secaram. Com a baixa das águas, em alguns trechos do rio Negro é difícil navegar.
No domingo, cinco homens que viajavam para uma comunidade de Manaus enfrentaram risco de morte. A voadeira (canoa com motor) deles encalhou. Ao caminhar pelo leito do rio, ficando atolados. "Desidratados, conseguiram se arrastar até a margem e pediram socorro pelo celular", disse o major Henrique Santos, piloto do helicóptero da Polícia Militar, que fez o resgate.
Manaus estuda decretar situação de emergência. No Amazonas, 35 dos 62 municípios já fizeram isso, e um município está em estado de calamidade. São 66 mil famílias afetadas pela vazante dos rios Solimões, Juruá, Purus, Madeira e Amazonas.
Ontem, o rio Negro marcou nível de 13,93 m. A mínima histórica foi registrada em 1963, com 13,64 m. Está chovendo na região, mas um novo recorde de vazante pode acontecer neste fim de semana, diz Valderino Silva, que há 40 anos faz monitoramento no porto de Manaus.


Texto Anterior: Seca pode bater recorde na Amazônia
Próximo Texto: Criador de 1º vírus sintético vê risco de uso para bioterrorismo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.