São Paulo, quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Vegetarianos dominavam grupo do
"T. rex"

Nova análise indica que paladar do dino mais temido era exceção entre seus parentes

Steve Richmond/Creative Commons
Fóssil apelidado de Sue, tiranossauro que foi achado nos Estados Unidos e hoje está exposto no Museu Field, em Chicago

EDITOR DE CIÊNCIA

O grupo de dinos ao qual pertencia o portentoso Tyrannosaurus rex não é mais aquele. Uma nova análise indica que, na verdade, boa parte dos primos do monstro gostava mesmo era de uma boa salada.
Lindsay Zanno e Peter Makovicky, do Museu Field, em Chicago (EUA), chegaram à surpreendente conclusão depois de uma minuciosa análise estatística, que acaba de ser publicada na revista científica americana "PNAS".
Fora alguns casos extremos -o dos próprios tiranosauros, por exemplo-, nunca é trivial descobrir o que um bicho extinto comia. Os paleontólogos precisam pedir socorro para o método comparativo, traçando analogias entre a dentição dos fósseis e a de espécies atuais, o que nem sempre dá certo.

BANGUELAS
Para complicar ainda mais a situação no caso dos chamados celurossauros (grupo do T. rex, formado por dinos bípedes e normalmente considerados carnívoros), dezenas de espécies... não têm dentes. Acabaram ganhando bicos, superficialmente parecidos com os das aves, as quais, aliás, são um subgrupo dos celurossauros.
A dupla do Museu Field contornou o problema usando indicadores de paladar vegetariano que não se restringem aos ossos fósseis.
São coisas como a presença de matéria vegetal no estômago dos fósseis; plantas no cocô fossilizado dos bichos; e a presença de pedrinhas na cavidade estomacal, que serviriam para triturar os vegetais mais duros, como grãos.
O truque estatístico, nesse caso, é simples: embora só uns poucos e sortudos fósseis contem com esses indicadores de herbivoria, dá para correlacionar a anatomia dessas espécies comprovadamente herbívoras com as mais misteriosas. Se a anatomia for parecida, é sinal de que as outras também comiam vegetais.
Com base nesse raciocínio, Zanno e Makovicky acharam indícios consideráveis de gosto por salada em 44 espécies de celurossauros, contra apenas 24 espécies do grupo com indicações de carnivoria. Além do T. rex, o grupo do famoso Velociraptor também apreciava filés.
Em muitos casos, há sinais de que os bichos eram onívoros, provavelmente se alimentando de um mix de plantas e pequenos animais.

Texto Anterior: Governo lança livro com propostas para inovação sustentável