São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ASTRONOMIA

Astro cria ondulações nos anéis ao avançar

Sonda Cassini encontra mais uma lua girando ao redor de Saturno

SALVADOR NOGUEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A sonda Cassini, que agora está dedicando seu tempo principalmente para estudar o conjunto de anéis do planeta Saturno, já começou com o pé direito: descobriu uma nova lua ao redor do astro. O pequeno objeto é o quarto satélite natural revelado pela espaçonave norte-americana naquele planeta. A contagem de luas em Saturno agora subiu para 47.
Os cientistas já desconfiavam da existência da lua desde que observaram certas ondulações num vão do anel A, supostamente causadas por um objeto que atraía gravitacionalmente partículas do anel. Mas a confirmação só veio em 1º de maio, quando a Cassini finalmente conseguiu obter uma imagem da lua.
Em órbita ao redor de Saturno desde julho do ano passado, a sonda americana está para concluir o primeiro ano dos quatro previstos em sua missão original -que pode ser estendida.


Texto Anterior: Milho transgênico causa alteração em rato
Próximo Texto: Pequena lua e grandes anéis de Saturno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.