São Paulo, terça-feira, 23 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PATENTE CERCEADA

Brasil faz lista com nomes de planta para evitar pirataria

DA FOLHA ON-LINE, EM BRASÍLIA

Depois do susto ao ver o cupuaçu da Amazônia registrado como uma marca japonesa, o governo brasileiro elaborou uma lista com mais de 3 mil espécies de plantas para evitar seu registro e uso indevidos no exterior.
Elaborada pelo Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual e divulgada ontem, a lista visa prevenir pedidos de registros e cancelar os já concedidos, para que não prejudiquem a comercialização desses produtos no mercado internacional.
O registro do cupuaçu já foi anulado, e o governo pretende defender agora o uso do açaí, da acerola e do maracujá, entre outros.
A lista traz os nomes científicos dos produtos, além de suas variantes (como aipim e mandioca, por exemplo). Os dados estarão disponíveis em CD-ROM e no site do Ministério do Desenvolvimento (www.mdic.gov.br).


Texto Anterior: Preocupação ambiental cresce devagar
Próximo Texto: Clima tenso: Canadá sabota acordo contra efeito estufa, acusam ONGs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.