São Paulo, sexta-feira, 23 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisadores encontram pegadas de dinossauros na península Arábica

Nancy Stevens/Associated Press
Pegadas de dinossauros saurópodes achadas no Iêmen

DA REUTERS

Cientistas revelaram nesta semana o rastro de um grupo de 11 saurópodes -herbívoros quadrúpedes com pescoço e cauda longos- no Iêmen. Foi a primeira vez que se encontrou pegadas de dinossauros na península Arábica.
Os saurópodes são os maiores animais da história da Terra. "Finalmente preenchemos um vazio no mapa", disse Anne Schulp, paleontóloga da Universidade de Maastricht (Holanda), que trabalhou na pesquisa.
A descoberta está descrita na revista "PLoS One". "Há dez anos, nem ossos eram conhecidos na península Arábica; agora, temos as pegadas de dinossauros", disse a pesquisadora.
Os rastros datam de 150 milhões de anos atrás e mostram os saurópodes andando ao longo de um rio, como se procurassem alimento. As pegadas sugerem passos de cerca de 2,5 metros.
Paleontólogos revelaram até agora apenas um punhado de fósseis de dinossauros na península Arábica e possíveis vestígios no Iêmen. "Uma coisa agradável sobre as pegadas é que você pode dizer o que esses "caras" estavam fazendo", disse Schulp. "Você pode colocar alguma vida nos fósseis."
Os cientistas ainda querem aprender como a distribuição desses animais mudou ao longo do tempo.


Texto Anterior: Jejum durante viagem pode curar "jet lag"
Próximo Texto: Mudança climática: Mais ácida por causa do CO2, água do mar corrói conchas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.