UOL


São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

MEDICINA

Primeiro transplante de língua foi um sucesso, diz equipe médica da Áustria
O médico austríaco que realizou anteontem o primeiro transplante de língua do mundo disse ontem que a operação aparentemente foi um sucesso e que o paciente estava se recuperando bem após a cirurgia, que durou 14 horas.
Rolf Ewers, do Hospital Universitário de Cirurgia Oral e Craniomaxilofacial de Viena, disse no entanto que ainda existia risco de rejeição do órgão.
"A língua não tem nenhum inchaço, sinal de que o transplante foi bem recebido [pelo organismo do paciente]."
O hospital disse que o paciente, um homem de 42 anos, tinha um tumor maligno na língua tão grande que não conseguia falar ou abrir a boca. Sua língua foi removida por uma equipe médica, e a outra foi implantada por outra equipe na sequência.
"A língua agora está com uma cor normal. O transplante está recebendo sangue, mas há risco de rejeição, como em qualquer transplante", disse Ewers.
A cirurgia de língua é considerada delicada devido ao grande contato da boca com microrganismos. O paciente terá de tomar remédios contra rejeição e contra infecções para o resto da vida. Poderá voltar a falar, mas provavelmente perderá o paladar. "Isso geralmente acontece quando a língua é rasgada num acidente ou cortada numa cirurgia", afirmou. "Mas teremos de esperar para ver." (DA REDAÇÃO, COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)


Texto Anterior: Número astronômico: Australiano "conta" estrelas do cosmos
Próximo Texto: Columbia: Em fita, chefe de missão nega dano por espuma
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.