São Paulo, quinta-feira, 24 de maio de 2007

Texto Anterior | Índice

EVOLUÇÃO

Peixe primitivo já tinha genes para fazer patas

DA REUTERS

O peixes que viviam há centenas de milhões de anos provavelmente já possuíam as ferramentas genéticas necessárias para criar mãos e pés ao longo da evolução. A conclusão é de um estudo de pesquisadores da Universidade de Chicago, publicado hoje na revista "Nature".
Os cientistas estavam procurando pistas para entender um marco na história dos vertebrados -quando anfíbios tetrápodes descendentes de peixes saíram da água e se estabeleceram em terra firme. O que impulsionou o evento foi a transformação de barbatanas em patas, ao longo de gerações.
Ao estudar o DNA de um dos peixes mais primitivos que existem hoje, o peixe-espátula, os biólogos descobriram que ele possui as ferramentas genéticas básicas que podem resultar nessa transformação. Isso aconteceria se espécie tivesse sofrido pressão para evoluir nesse sentido.
A descoberta contraria a teoria de que o surgimento das patas foi uma "novidade" genética cerca de 470 milhões de anos atrás.

Texto Anterior: Morre Stanley Miller, pioneiro em estudos sobre a origem da vida