São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 2000

Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUÍMICA
Composto feito com argônio é estável apenas em baixas temperaturas
Grupo cria molécula com gás nobre

SALVADOR NOGUEIRA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Já não se fazem mais nobres como antigamente -pelo menos na química. Uma equipe da Universidade de Helsinque, Finlândia, criou um composto usando o gás nobre argônio, contrariando a crença comum de que esse tipo de elemento não se mistura para formar moléculas. O estudo foi publicado na "Nature" de hoje.
Os gases nobres são conhecidos pela estabilidade. Todos possuem oito elétrons na camada mais exterior (exceto o hélio, que tem apenas dois), o que faz deles os mais esnobes elementos químicos -não gostam de se misturar.
Ser um gás nobre é o sonho de todo elemento. É por essa razão que eles se unem em compostos. Os átomos comuns costumam doar ou receber elétrons de outros átomos -formando moléculas- a fim de completar seu octeto, ou seja, ficar com oito elétrons na última camada -exatamente como seus primos ricos.
Como não é possível convencer um gás nobre a doar elétrons, aos outros elementos só resta uma alternativa: furtar. Para fazer isso, é preciso conseguir algum composto que tenha mais "vontade" de pegar e ceder elétrons - ou seja, mais energia- do que o gás nobre tenha de guardá-los para si.
Quanto menor o átomo do gás nobre, mais próximos do núcleo estão os elétrons da última camada, o que faz com que mais energia seja necessária para furtá-los.
A hipótese de que alguns gases nobres pudessem formar moléculas surgiu com Linus Pauling, em 1933. A idéia foi confirmada em 1962, quando os químicos conseguiram criar um composto com xenônio, o hexafluoroplatinato de xenônio (XePtF6).
O composto obtido agora pelos químicos finlandeses é o HArF (fluorohidreto de argônio). A molécula criada é estável, mas somente em temperaturas muito baixas -no máximo -246 C.
Ela foi obtida com a quebra de moléculas de HF (fluoreto de hidrogênio, um composto altamente reativo) e sua posterior recombinação com átomos de argônio.
O experimento revela que forçar um gás nobre a formar uma molécula é apenas questão de energia. "O próximo passo seria tentar criar um composto com neônio", disse Paulo Roberto Olivato, professor titular do Instituto de Química da USP. Segundo ele, uma molécula com hélio -o menor dos gases nobres- ainda está distante. Hélio e neônio permanecem sendo os únicos gases nobres que não formaram compostos.

Texto Anterior: Biologia: Bactérias também vivem nas nuvens