São Paulo, sexta-feira, 24 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rússia pede a cinco ministérios que aprovem Protocolo de Kyoto

DA REDAÇÃO

O governo russo pediu a cinco ministérios que aprovem o Protocolo de Kyoto, acordo que prevê a redução das emissões de gases de efeito estufa. De acordo com a ONG WWF (Fundo Mundial para a Natureza), a instrução foi dada pelo presidente Vladimir Putin.
Pelo menos um ministro, o dos Recursos Naturais, seguiu a recomendação, segundo o serviço noticioso do governo. Falta a aprovação dos de Finanças, Justiça, Desenvolvimento Econômico e Comércio, e Indústria e Energia. Em seguida, o acordo iria para a Duma, o Parlamento russo, para ser confirmado como lei.
Putin já havia dado sinais de que seu governo ratificaria o acordo, mas a negociação esbarrou na resistência do principal assessor econômico da administração, Andrei Illarionov.
Para que passe a vigorar, o protocolo exige a ratificação de 55 países, que somem 55% dos índices de emissão de dióxido de carbono (CO2) das nações industrializadas em 1990. A Rússia responde por 17,4% dessas emissões, abaixo apenas do EUA (36,1%). Como o presidente americano, George W. Bush, rejeitou o tratado, em 2001, sua entrada em vigor só depende hoje da Rússia, que tem sido pressionada pela União Européia a ratificá-lo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Degelo na Antártida aumenta nível do mar
Próximo Texto: Panorâmica - Paleontologia: Réptil marinho de 3 m tinha quase 2 m de pescoço
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.