São Paulo, sábado, 24 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERFIL

Veterinário é "workaholic" e orgulhoso

DA FRANCE PRESSE

Nascido em 15 de dezembro de 1952, de uma família pobre de lavradores, Woo-Suk Hwang cresceu no campo em meio à miséria econômica gerada pela Guerra da Coréia (1950-1953).
Quando criança gostava de brincar com animais na fazenda da família, o que provavelmente lhe empurrou para a faculdade de veterinária na Universidade Nacional de Seul -da qual se tornaria estrela maior-, nos anos 1970.
Seu interesse pela clonagem surgiu depois, primeiro com bovinos, depois com seres humanos, com enfoque na clonagem terapêutica, tema ao qual se dedicou a partir de 2002.
Naquele ano, o Ministério da Ciência e Tecnologia coreano deu a Hwang US$ 40 milhões para financiar sua pesquisa -investimento que seria compensado com o artigo do ano passado.
Hwang foi considerado "o orgulho da Coréia". Além do Centro Nacional de Células-Tronco, o governo designou um diplomata para ajudá-lo com contatos internacionais. Ele e sua mulher ganharam passagens de primeira classe na Korean Air por uma década.
Conhecido como um trabalhador incansável, que dorme pouco e não descansa nos finais de semana, Hwang também gosta de se pavonear pelos seus feitos, que diz ver com "orgulho nacional" . O governo disse que pensaria em suspender o financiamento ao cientista.


Texto Anterior: Hwang fraudou estudo, diz universidade
Próximo Texto: Comentário: Células de decepção em massa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.