São Paulo, quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPAÇO

Satélite da Nasa para medir CO2 cai no oceano

DA ASSOCIATED PRESS

O satélite da Nasa que deveria ajudar a monitorar o aquecimento global, lançado ontem nos EUA, não entrou em órbita e acabou caindo no oceano, perto da Antártida.
Chamado de Observatório Orbital de Carbono, o satélite iria medir a presença de dióxido de carbono na atmosfera terrestre e auxiliar nas pesquisas sobre mudanças climáticas. Segundo investigações preliminares, o problema foi o fato de a cobertura que protege o satélite durante o lançamento não ter se separado do foguete.
O satélite de 447 kg seria colocado em uma órbita a cerca 650 km de altura e sua missão deveria durar dois anos. Esperava-se que as medições feitas por ele melhorassem os modelos climáticos e verificassem a absorção de gases-estufa pelos oceanos e florestas.
A Nasa (agência espacial americana) afirmou que irá convocar um grupo de peritos para investigar a perda do satélite. No mês passado, o Japão conseguiu lançar com sucesso seu primeiro satélite para monitorar o clima.


Texto Anterior: Geleiras dos Pirineus podem desaparecer
Próximo Texto: Odontologia: Descoberta pode acabar com dentadura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.