São Paulo, sexta-feira, 25 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PALEONTOLOGIA

Pegadas na Espanha revelam que dino era bom nadador

DO "INDEPENDENT"

Alguns dinossauros eram bons nadadores, afirmam cientistas que encontraram a primeira evidência fóssil de que esses répteis terrestres gigantes se deslocavam também pela água.
Paleontólogos europeus descobriram um conjunto de pegadas subaquáticas feitas pelas patas posteriores de um dinossauro terópode (bípede predador) quando este tentou nadar contra uma correnteza forte.
"Esta é a primeira vez que um conjunto completo de pegadas subaquáticas -uma seqüência completa de nado- de um dinossauro é achado preservado", disse Loic Costeur, da Universidade de Nantes (França), co-autor da descoberta.
"O dinossauro nadava com movimentos alternados das duas pernas, num movimento natatório de remo. É um estilo de nado equivalente a uma caminhada amplificada, semelhante àquele usado hoje por animais bípedes, incluindo aves aquáticas."
O conjunto de pegadas foi descoberto em um sítio conhecido de pegadas e fósseis de dinossauro chamado La Virgen del Campo, na bacia de Carmeros, norte da Espanha. A descoberta é apresentada em artigo na revista científica "Geology".
As marcas fossilizadas consistem em arranhões em uma rocha arenítica, que há 120 milhões de anos eram o fundo de um corpo d'água.
A trilha é formada por seis pares assimétricos de marcas de duas ou três garras. Cada marca tem cerca de 50 cm de comprimento.

Texto Anterior: Inimigo à espreita: Agrônomos temem invasão de erva resistente a herbicida