São Paulo, quarta-feira, 25 de julho de 2007

Texto Anterior | Índice

COMPUTAÇÃO

Robô começa bem em pôquer contra humano

DA REPORTAGEM LOCAL

O computador Polaris começou bem anteontem nas duas primeiras partidas de um desafio de pôquer contra humanos, em Vancouver, no Canadá. A máquina foi programada por Jonathan Shaeffer, cientista que apresentou na semana passada um programa imbatível no jogo de damas.
Competindo contra os campeões mundiais Phil Laak e Ali Eslami, o Polaris empatou na primeira rodada e venceu na segunda. O desafio terminaria com mais duas partidas na madrugada de hoje.
A série toda, com prêmio de US$ 50 mil, é um dos maiores desafios à inteligência artificial desde 1997, quando o computador Deep Blue bateu o enxadrista Garry Kasparov.
O Polaris foi instalado em dois computadores, que jogam dois jogos separados, contra Laak e Eslami. Em cada lance, o computador de um jogo recebe a mesma série de cartas que o humano do outro jogo. Isso reduz a probabilidade de o resultado final (a somatória dos pontos das duas partidas) ser influenciado pela sorte.


Texto Anterior: Parasitologista trocou Paris por Rondônia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.