UOL


São Paulo, segunda-feira, 25 de agosto de 2003

Texto Anterior | Índice

AEB mantém vôo de foguete de experimentos

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar do acidente ocorrido em Alcântara, a Agência Espacial Brasileira (AEB) confirmou ontem que pretende realizar o lançamento de um foguete suborbital conforme o planejado, entre junho e julho do ano que vem.
A informação foi dada por Luiz Bevilacqua, presidente da instituição. O vôo é o segundo do Projeto Microgravidade, iniciativa lançada pela agência para estimular a comunidade científica nacional a planejar experimentos que poderão mais tarde ser levados à ISS (Estação Espacial Internacional), à qual o Brasil tem direito de uso pelo acordo de participação na construção do complexo.
O primeiro lançamento do projeto ocorreu no ano passado, mas um problema com a separação do compartimento de carga útil do foguete impediu que a maioria dos experimentos tivesse sucesso.
O veículo usado é um foguete VS-30, com capacidade de transportar até 300 kg de carga útil. Ele não tem potência para colocar nada em órbita, realizando apenas um vôo parabólico de ida e volta até uma altitude de 140 km, já no espaço. No percurso, os experimentos são submetidos a um efeito temporário de falta de peso.
Ainda não está definido se o foguete será lançado do Centro de Lançamento de Alcântara (MA), ou do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (RN). (SN)


Texto Anterior: Governo não está escondendo nada, afirma José Viegas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.