São Paulo, quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Cariocas e argentinos revelam réplica do maior dinossauro brasileiro

DA REDAÇÃO

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Nacional do Comahue, na Argentina, apresentaram ontem no Rio a reconstituição do esqueleto do maior dinossauro que já habitou o país.
O Uberabatitan ribeiroi, de 70 milhões de anos, tinha 15 metros de comprimento e habitou a região onde hoje é o Triângulo Mineiro.
A nova espécie foi descrita pelos paleontólogos Leonardo Salgado, da Universidade Nacional do Comahue (Argentina), e Ismar de Souza Carvalho, da URFJ, na última edição do periódico científico "Palaeontology".
O Uberabatitan era um titanossauro, tipo de herbívoro pescoçudo comum na América do Sul, dotado de placas ósseas no dorso. A região que compreende Uberaba e parte do noroeste de São Paulo, a chamada bacia Bauru, é a maior "mina" de titanossauros do país: pelo menos cinco outras espécies já foram achadas por ali.
O U. ribeiroi é também um dos dinossauros mais completos achados no país: ao todo, 198 ossos foram desenterrados, pertencendo a três indivíduos. A réplica exibida ontem foi montada com base na média de tamanho entre os três dinossauros. Para os cientistas, o número alto de fósseis pode refletir mortalidade em massa de animais, causada por secas periódicas na região, que era semi-árida naquela época.


Texto Anterior: Chineses partem hoje para fazer caminhada espacial
Próximo Texto: Medicina: Antidepressivo afeta qualidade de esperma
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.