UOL


São Paulo, terça-feira, 25 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VLS-1

Militares dizem que investigação vem sendo transparente

Aeronáutica afirma que relatório final sobre o acidente será aberto

DA REPORTAGEM LOCAL

A Aeronáutica voltou a se manifestar ontem sobre o encaminhamento das investigações sobre o acidente com o VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites), afirmando que o relatório final deve ser divulgado publicamente.
"Estamos tentando fazer a coisa do modo mais transparente possível", disse o major Gustavo Krüger, do Cecomsaer, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica. Na última sexta-feira, ele havia dito à Folha que a decisão sobre a divulgação do relatório ainda estava por ser tomada.
Krüger diz agora que houve um mal-entendido e que a única dúvida da Aeronáutica era sobre como exatamente seria feita a divulgação -o que, segundo ele, permanece. "Não sabemos ainda se haverá uma [entrevista" coletiva, se [o relatório" será colocado na internet, mas certamente tudo será amplamente divulgado", diz.
No sábado passado, o acidente que matou 21 pessoas no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, completou três meses. A tragédia foi ocasionada pelo disparo de um dos propulsores do primeiro estágio, enquanto o foguete ainda estava sendo preparado para uma tentativa de lançamento. A causa da ignição do motor ainda não foi anunciada.
Logo após o acidente, uma comissão foi estabelecida pela Aeronáutica para investigar o caso, com prazo inicial de 30 dias. Foram feitos três pedidos de prorrogação nos meses subsequentes. Agora, o grupo liderado pelo brigadeiro-do-ar Marco Antonio Couto do Nascimento está chegando à fase final dos trabalhos, que devem ser concluídos até o dia 15 de dezembro. (SN)


Texto Anterior: Tecnologia: Satélite revela hora de irrigar plantações
Próximo Texto: Política científica: Brasil e Argentina pedem juntos US$ 70 mi ao BID para pesquisa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.