São Paulo, quinta-feira, 26 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEDICINA

Achado pode levar a novas armas contra o HIV

Proteína de macaco barra invasão de células por vírus que causa Aids

DA REUTERS

Cientistas identificaram uma proteína em macacos que bloqueia a multiplicação do vírus HIV, o que pode significar um novo método para impedir a infecção em humanos.
Embora uma proteína parecida em pessoas seja menos potente do que a dos símios, pesquisadores do Instituto do Câncer Dana Farber, em Boston, na Costa Leste dos EUA, disseram que a descoberta é importante na busca de novas maneiras de deter o avanço da Aids, que afeta 40 milhões de pessoas em todo o mundo.
A proteína, chamada de Trim5-alfa, impede que o HIV retire sua capa protetora e insira seu material genético na célula, integrando-o ao DNA do hospedeiro. Se o vírus não completa esse processo de integração de forma relativamente rápida, acaba se tornando não-infeccioso.
Os pesquisadores sugerem que o poder de ação da proteína varie de indivíduo para indivíduo, o que poderia explicar por que algumas pessoas infectadas com o HIV desenvolvem os sintomas da Aids de forma mais rápida que outras. Eles suspeitam que a proteína possa ser a primeira de várias do tipo, todas envolvidas na susceptibilidade das células a vírus e outros agentes infecciosos.
"Podemos ter topado com um sistema de resistência inata ou intrínseca a vírus", disse Joseph Sodroski, coordenador da pesquisa. Uma das idéias, agora, é tentar interferir na proteína para impedir que alguém exposto ao vírus fique infectado, ou para barrar o HIV em quem já o tem no organismo.
O estudo está na edição de hoje da revista científica britânica "Nature" (www.nature.com).

Texto Anterior: Céu terá dois dos objetos visíveis no mês de abril