São Paulo, segunda-feira, 26 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Missão tem participação de cientistas brasileiros nos EUA

DA REPORTAGEM LOCAL
DA FOLHA ONLINE

Um dos coordenadores da missão Phoenix é o brasileiro Ramon de Paula, radicado nos Estados Unidos desde 1969, quando tinha 17 anos de idade. Ele mudou de país para acompanhar o pai, oficial da Força Aérea Brasileira, que foi trabalhar na Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington.
De Paula estudou engenharia eletrônica, depois fez especialização em engenharia nuclear. Trabalhou no Laboratório de Propulsão a Jato -o grande berçário de tecnologias da Nasa- e está no "quartel-general" da agência espacial, em Washington, desde 1989.
Ele comanda missões para Marte desde 2000. Três horas antes do horário previsto para a aterrissagem, ele afirmou à Folha: "Aqui estamos preocupados, mas tudo está indo bem por enquanto."
Na semana anterior, ele ainda demonstrava certa apreensão com a missão. "Não descemos com esse tipo de pouso há 32 anos. Isso cria uma grande expectativa, ansiedade, preocupação", afirmou. O engenheiro falou ainda que a equipe estava muito consciente "dos riscos e das dificuldades [da missão]".
"Mas achamos que é importante entender o pólo norte de Marte, saber o que aconteceu com a água, com o clima, como ele mudou. Isso pode beneficiar a gente aqui na Terra."
Outro brasileiro que contribuiu na missão foi Nilton Rennó, cientista da Universidade de Michigan (EUA) que a Nasa encarregou de apontar possíveis problemas e propor soluções viáveis antes de a sonda espacial ser lançada. Ele ajudou a escolher onde deveria ser o pouso da espaçonave-robô.
"O que a gente fez foi procurar o lugar mais plano e com o menor número possível de pedras, dentro da região de interesse para o pouso", disse Rennó em junho do ano passado -a Phoenix foi para o espaço em agosto. Ao que parece, seu trabalho rendeu frutos.


Texto Anterior: Sonda chega a Marte para escavar o solo
Próximo Texto: Ouro reabilita droga anti-HIV em teste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.