UOL


São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIOÉTICA

Reino Unido destina R$ 240 milhões para banco nacional de dados genéticos

DO "INDEPENDENT"

Todos os bebês nascidos no Reino Unido poderão ter seu DNA armazenado num banco de dados nacional, para uso em tratamentos futuros, como parte de uma iniciativa que custará 50 milhões de libras (cerca de R$ 240 milhões). O governo britânico vai utilizar o dinheiro ao longo de três anos para ampliar o campo da genética médica no Serviço Nacional de Saúde.
O governo britânico pediu à Comissão de Genética Humana, que fiscaliza a tecnologia do DNA, que analisasse a possibilidade de conduzir testes de DNA em todos os bebês do país e guardar seu perfil genético para uso futuro em assistência médica adaptada às necessidades e ao perfil genético de cada um.
Ao mesmo tempo, o documento governamental sobre genética promete tornar ilegal a realização de exame do DNA em uma pessoa sem o seu consentimento, além de prevenir a discriminação baseada apenas em características genéticas.
Tom Shakespeare, da Universidade de Newcastle, elogiou as propostas, mas disse: "O que não se sabe é se a terapia genética ou a farmacogenética poderão algum dia atender às enormes esperanças e expectativas de pesquisadores e cientistas. Transformar a pesquisa do DNA em benefícios genéticos à saúde é muito mais difícil do que se poderia imaginar".


Texto Anterior: Panorâmica - Columbia: Comitê confirma espuma como causa de explosão
Próximo Texto: Clima: EUA lideram programa para sequestro de carbono
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.