São Paulo, terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Índice

IPCC abordará emissões de hidrelétricas

DA REPORTAGEM LOCAL

José Gonzalez Miguez, do Ministério da Ciência e Tecnologia, disse ontem que o Brasil pretende inserir no novo relatório especial sobre energias renováveis de cientistas do IPCC mais informações sobre a questão da emissão de metano pelas hidrelétricas.
Pesquisadores ligados ao painel do clima da ONU de 48 diferentes países iniciaram ontem, em São José dos Campos, uma reunião para elaborar o documento. O relatório deve ser concluído em 2010.
Miguez afirma que a questão do metano é "mal analisada na literatura científica" e "há muita confusão". Segundo ele, a geração de metano não ocorre somente em razão da biomassa alagada pelo reservatório da hidrelétrica. "[Há] emissões naturais da vegetação que fica a montante do rio e que vem sendo arrastada, e tem esgoto [...] sendo jogado."
Os estudos são importantes para não ocorrer "dupla contagem" da emissão de metano.
O relatório terá capítulos para cada tipo de energia, como biomassa, eólica e biocombustíveis.
Thelma Krug, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, diz que a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) foi convidada a fazer uma palestra sobre etanol. A reunião vai até sexta-feira.


Texto Anterior: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.