São Paulo, quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Índice

Em cirurgia delicada, equipe retira tumor de um jacaré de 500 kg no Pará

JOSÉ EDUARDO RONDON
DA AGÊNCIA FOLHA

Alcindo, 55, se recupera de uma cirurgia delicada de retirada de um tumor. Em Belém (PA), onde vive, o estado de saúde dele é motivo de preocupação para parte dos moradores da cidade.
Pesando cerca de 500 kg e medindo 4,5 m, o jacaré Alcindo é um dos habitantes mais antigos do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi. Chegou ao local na década de 1950.
Há nove dias, durante cerca de seis horas, uma equipe de funcionários do parque realizou a operação para a retirada do tumor, que pesava cerca de 400 gramas e estava localizado na pata posterior direita. Uma análise laboratorial apontará se o tumor é benigno ou maligno.
Antes de receber uma anestesia na região afetada pelo tumor, Alcindo foi imobilizado pelos funcionários. Pedaços de espuma revestiram o local onde ele fica para evitar que batesse a cabeça.
A equipe que cuida de Alcindo classifica o quadro clínico do animal após a cirurgia como "satisfatório".
O tanque onde vive foi esvaziado, para evitar risco de contaminação em razão do contato do animal com a água, diz a veterinária Aline Imbeloni. Para ministrar ao jacaré medicamentos necessários ao pós-operatório são utilizados dardos que são lançados com o auxílio de uma zarabatana.
Visitantes do parque fazem perguntas acerca do estado de saúde de Alcindo aos funcionários. "Há um vínculo afetivo muito grande. O Alcindo tem um vínculo muito forte com os visitantes", diz o veterinário Antônio Messias Costa.
A espécie a que pertence Alcindo, o jacaré-açu (Melanosuchus niger), é a maior de um animal desse tipo na América do Sul, chega a atingir seis metros de comprimento e vive principalmente em lagos da Amazônia.


Texto Anterior: Arqueologia: Costa do Peru tem construção de 5.500 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.