São Paulo, sábado, 27 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Índice

foco

Iceberg gigante se solta na Antártida após colisão

DA REPORTAGEM LOCAL

Um iceberg quase duas vezes maior que a cidade de São Paulo e com água suficiente para abastecer um terço da humanidade por um ano se separou de uma geleira na Antártida após ser atingido por outro iceberg gigante, anunciaram cientistas. O evento pode mudar os padrões de circulação e ter impactos localizados no clima.
O iceberg tem 2.500 km2 (cerca de 78 km de comprimento por 36 km de largura) e se desprendeu neste mês de uma língua de gelo flutuante de 160 km da geleira Mertz, no leste antártico. A colisão, desde então, reduziu pela metade o tamanho da língua.
O iceberg está entre as maiores massas de gelo que se desprenderam da Antártida nos últimos tempos. Em 2002, um iceberg de 200 km se soltou da plataforma de gelo Ross. Em 2007, um outro com tamanho quase igual ao de Cingapura se separou da geleira de Pine Island.
"A quebra em si não está relacionada às mudanças climáticas, mas a processos naturais que ocorreram no manto de gelo", diz Rob Massom, da Divisão Antártica Australiana.
"A remoção da língua de gelo flutuante pode reduzir o tamanho da área de águas abertas, o que vai diminuir a taxa de produção de salinidade que vai para o oceano e pode diminuir a taxa de formação de águas [correntes] profundas na Antártida", ele. Por isso, o episódio pode ter impacto na circulação e na vida submarina, que se beneficia do oxigênio levado por essas correntes profundas.
Pinguins e outros animais que se alimentam na área também podem ser atingidos.


Com Reuters e Efe


Texto Anterior: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.